terça-feira, 2 de outubro de 2012

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fases do curso e o que precisa para ser piloto de helicóptero



Piloto Privado de Helicoptero
O Helicóptero é um equipamento que fascina a todos, tanto por sua aerodinâmica, como por sua capacidade de locomoção em voo. Existem basicamente dois tipos de carteiras de habilitação para Piloto de Helicóptero: O PPH (Piloto Privado de Helicóptero) e PCH (Piloto Comercial de Helicóptero). Para exercer a profissão de piloto com remuneração é necessário a carteira de Piloto Comercial Helicóptero (PCH), para adquirir esta habilitação, é necessário a habilitação de Piloto Privado de Helicóptero.



Veja os pré-requisitos para ingressar no curso de Piloto Privado de Helicóptero (PPH):

Ter completado 17 anos de idade
Ter completado o 1º Grau Escolar (Ensino Fundamental)
Antes de ingressar no curso, aconselha-se que o aluno realize um exame médico no Hospital da Aeronáutica ou em uma clínica homologada pela ANAC, para conseguir o seu Certificado de Capacidade Física (CCF 2ªclasse), que será necessário na parte prática.

O curso é dividido em duas fases, teórica e prática.

Fase Teórica

A fase teórica do curso consiste no estudo das seguintes matérias:

Navegação Aérea
Aeronaves e Motores
Teoria de Voo e Aerodinâmica
Meteorologia
Regulamentos de Tráfego Aéreo
Navegação Aérea: Ao estudar Navegação Aérea você irá aprender as várias maneiras de conduzir uma aeronave de um determinado local para outro em segurança. Existem vários tipos de navegação aérea. Existem vários modelos de orientação aérea: Visual, Estimada, Radiogoniométrica, Eletrônica, Astronômica e Satélite.

Aeronaves e Motores: O estudo de Aeronaves e Motores lhe permite ter conhecimento de todos os tipos de aeronaves e motores utilizados na aviação.

Aerodinâmica e Teoria de Voo: Ao estudar aerodinâmica e teoria do voo, você entenderá como e porque uma aeronave voa e como controlar suas funções.

Regulamentos de Tráfego Aéreo: Para manter a harmonia da aviação, existe um sistema de Controle Aéreo. Estudando os Regulamentos de Tráfego Aéreo você terá conhecimento de como são e quais são os procedimentos de voo.

Meteorologia: O estudo da meteorologia é necessário quando se pretende voar com segurança. Através deste estudo você será capaz de identificar nuvens e o sentido do vento.

Fase Prática

Para realizar a fase prática, além de estar aprovado na parte Teórica, é necessário:

Certificação de Capacidade Física (CCF 2ª Classe)
Ground School do helicóptero a ser utilizado.

Robinson R-22

O Ground School é um curso baseado no Manual de Vôo da aeronave que será utilizada para as aulas práticas. Através deste Manual o aluno adquire os conhecimentos e características quanto aos procedimentos, limitações, desempenho, e outros, de cada modelo de aeronave. Os modelos mais utilizados pelas escolas são o Robinson R22 e o Schweizer 300, por serem helicópteros de fácil manuseio.

A Certificação de Capacidade Física (CCF 2ª Classe) pode ser adquirido no Hospital da Aeronáutica ou em qualquer clínica credenciada pela ANAC. Através dele será possível saber se o aluno estará apto a realizar voo.

Para ser aprovado na Fase Prática, o aluno terá que realizar no mínimo 35 horas de voo,


Schweizer 300

com acompanhamento de instrutor, que irá aprova-lo para que então o aluno seja submetido a um “check” com o avaliador da ANAC.

Sendo aprovado no “check” da ANAC, o aluno terá concluído todas as etapas e terá a certificação de Piloto Privado de Helicóptero (PPH), o que lhe permite adquirir ou alugar um helicóptero e realizar voos particulares, sem fins comerciais. Para realizar voos comerciais tais como Táxi Aéreo, Off-Shore, Aéromédico e etc, é necessário a certificação de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH), clique aqui e veja como adquiri-lo.